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PRESENCIAL/2022 / ENCERRADO

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MBA em Gestão de Pessoas (UEA)
PRESENCIAL/2022 / ENCERRADO

MBA em Gestão de Pessoas (UEA)

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DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES EM NODE.JS COM EXPRESS, DOCKER, VUE.JS
Jhonatan Silva de Sousa
PRESENCIAL/2022 / ENCERRADO

DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES EM NODE.JS COM EXPRESS, DOCKER, VUE.JS

LEIA OS DADOS ANTES DA INSCRIÇÃO

 

PROGRAMA QUALIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR MUNICIPAL

ÁREA TEMÁTICA: INFORMÁTICA

OBJETIVO: 
Capacitar os participantes sobre o desenvolvimento de APIs REST usando Node.js com Express e MySQL, visando realizar suas funções com praticidade na dinâmica da informática, através do desenvolvimento de aplicações web.

PÚBLICO-ALVO:
Servidores de Tecnologia da Informação (TI) da Secretaria Municipal de Administração – SEMAD que necessitam aperfeiçoar conhecimentos para utilizar ferramentas tecnológicas.

LOCAL DE EXECUÇÃO: 
Laboratório de Informática da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional – ESPI.
Endereço: Av. Compensa n° 770, Vila da Prata.

PERÍODO: HORÁRIO:
07 a 11/11/2022          

8h às 12h

e

13h às 17h


CARGA HORÁRIA:
40 horas

INSTRUTOR:

Jhonatan Silva de Sousa, graduado em Engenharia de Computação pelo Centro Universitário do Norte (2020). Foi Técnico de Suporte em Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Amazonas, atuando como Analista de Redes. Programador WEB na Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão da Prefeitura de Manaus – SEMAD, onde exercia manutenções corretivas no Sistema de Estoque da Prefeitura de Manaus, utilizando linguagem PHP, jQuery, Smarty PHP e banco de dados Oracle. Manutenções corretivas e evolutivas no Sistema de Gestão de Estágio, utilizando framework Vue.js, docker e banco de dados MySQL. Criação de imagens docker e upload em Docker Registry. Manutenção de Cluster de Alta Disponibilidade utilizando Docker Swarm e nginx. Criação de Volumes Docker para serviços de banco de dados MySQL. (Março d e 2021 – Junho de 2022). Programador WEB Full-Stack Conecthus Instituto de Tecnologia e Biotecnologia do Amazonas (junho de 2022 – Atualmente).

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

Estar dentro do perfil do público-alvo. 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

    • Fundamentos de Node.js; Fundamentos de Express.
    • Requisições HTTP.
    • Fundamentos de APIs REST.
    • Funções de Retorno – Callbacks; Funções Assíncronas e Promisses.
    • Métodos Async/Await.

CERTIFICAÇÃO:

Receberão certificado os servidores que obtiverem 80% de participação no curso e tiverem respondido a pesquisa de satisfação que ficará disponível na plataforma ao término do curso.


LER TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

ATENÇÃO: Ao confirmar a inscrição você declara concordar com os termos acima.

 


Cerimonial e Organização de Eventos
adenilson silva dos santos
PRESENCIAL/2022 / ENCERRADO

Cerimonial e Organização de Eventos

LEIA OS DADOS ANTES DA INSCRIÇÃO

 

PROGRAMA QUALIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR MUNICIPAL

ÁREA TEMÁTICA: COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

OBJETIVO: 
Apresentar aos participantes, as técnicas e os critérios que norteiam um cerimonial e o protocolo para diversos tipos de eventos, sobretudo àqueles direcionados à administração pública.

PÚBLICO-ALVO:
Servidores Municipais da SEMAD que necessitam desenvolver habilidades em organização de Cerimonial e eventos.

LOCAL DE EXECUÇÃO: 
Nas instalações da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional – ESPI, na Av. Compensa, 770 - Vila da Prata.

PERÍODO: HORÁRIO:
16, 21 a 23, 25 e 29/11/2022           14h30 às 17h30


CARGA HORÁRIA:
18 horas

INSTRUTOR:

Adenilson Silva dos Santos, Bacharel em Administração - Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA), Especialização em Direito Processual Civil e do Trabalho (CIESA), com formação técnica em Comunicação, Rádio e Televisão na área de Comunicação pela Fundação Rede Amazônica, atuou na equipe de Cerimonial, de eventos promovidos pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, possui experiência docente ministrando cursos profissionalizantes, treinamentos, no nível técnico e nível superior e workshop para capacitações profissional no seguimento de Coaching Executive Business e Gestão de Pessoas, Gestão Pública, Empreendedorismo, Direito Civil e do Trabalho, Marketing Pública e Privada, Comunicação Empresarial, Assessoria Publicitária e Política.

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

Estar dentro do perfil do público-alvo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

    • Cerimonial;
    • Etiqueta, protocolo e cerimonial;
    • Funções do cerimonial;
    • Histórico e tipificações;
    • Ordem de precedência;
    • Composição de mesas;
    • Posicionamento de bandeiras;
    • Hábitos e costumes no relacionamento e convívio social e organizacional;
    • Cerimonial e protocolo organizacional e social;
    • Títulos Institucionais;
    • A Etiqueta no dia a dia.

    CERTIFICAÇÃO:

    Receberão certificado os servidores que obtiverem 80% de participação no curso e que tenham preenchido o formulário de avaliação de satisfação.


    LER TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

    ATENÇÃO: Ao confirmar a inscrição você declara concordar com os termos acima.

     


    Técnicas de Atendimento ao Cliente
    PRESENCIAL/2022 / ENCERRADO

    Técnicas de Atendimento ao Cliente

    LEIA OS DADOS ANTES DA INSCRIÇÃO

     

    PROGRAMA PROJETOS SOCIOEDUCACIONAIS

    ÁREA TEMÁTICA: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 

    OBJETIVO: 

    • Incentivar os participantes a separar os resíduos, dando uma destinação que não seja o aterro sanitário, muito menos as ruas e igarapés da cidade; 
    • Contribuir para a preservação e minimização dos impactos ao meio ambiente, além da geração de renda.

    PÚBLICO-ALVO:
    Pessoas da comunidade maiores de 18 anos.

    LOCAL DE EXECUÇÃO: 
    ECAM – Espaço de Cidadania Ambiental- localizado no 1º Piso do Shopping São José, na Avenida Cosme Ferreira, 4605 – São José.

    PERÍODO: HORÁRIO:
    09 a 20/05/ 2022           9h00 às 12h00


    CARGA HORÁRIA:
    30 horas

    INSTRUTOR:
    Judite Carlos de Melo é Licenciada em História, atuou como instrutora na Oficina de Artesanato Reciclagem de Jornal na Escola Estadual “Diofanto Vieira Monteiro” atendendo alunos com Deficiência Intelectual e Múltipla, na oficina de Reciclagem de Jornal. Ministrou três meses de curso de Artesanato com Jornal reciclável na unidade CRAS da União pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos -  SEMMASDH  e a oficina de reciclagem de materiais descartáveis no Centro Universitário do Norte – UNINORTE . 

    REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

    Estar dentro de perfil do público-alvo. 

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

    1. O artesanato, processo de reutilização e reciclagem;
    2. Reconhecimento de materiais e ferramentas;
    3. Técnicas de confecção de objetos variados;
    4. Tipos de peças confeccionadas: jogos americanos, vasos, enfeites natalinos porta retrato;
    5. O marketing e sua comercialização para gerar renda por meio do artesanato e dicas para empreender nos períodos sazonais do ano.

    CERTIFICAÇÃO:
    Receberão certificado os servidores que obtiverem 80% de participação no curso e tiverem respondido a pesquisa de satisfação que ficará disponível na plataforma ao término de cada módulo.


    LER TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

    ATENÇÃO: Ao confirmar a inscrição você declara concordar com os termos acima.

     


    Introdução aos Sistemas de TI da Manaus Previdência
    Heron Jeovalino Biváqua de MouraJosé augusto Vieira Neto
    PRESENCIAL/2022 / ENCERRADO

    Introdução aos Sistemas de TI da Manaus Previdência

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    PROGRAMA QUALIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR MUNICIPAL

    ÁREA TEMÁTICA: INFORMÁTICA

    OBJETIVO: 

    Integrar, capacitar, dar conhecimento e familiarizar os recém-empossados servidores da Autarquia, os novos estagiários e demais colaboradores a respeito de múltiplos recursos de sistemas informatizados e vigentes funcionalidades da estrutura da rede interna da Manaus Previdência, em caráter introdutório.

    PÚBLICO-ALVO:
    Servidores recém-empossados da Manaus Previdência, novos estagiários admitidos e demais colaboradores que precisam de conhecimento introdutório dos recursos de sistemas e funcionalidades da estrutura atual de TI da autarquia, em caráter inicial.

    LOCAL DE EXECUÇÃO: 
    Laboratório de Inclusão Digital da Manaus Previdência – Av. Constantino Nery, No. 2480 – Chapada.

    DATA: HORÁRIO:
    06/10/2022           10h às 12h


    CARGA HORÁRIA:
    2 horas

    INSTRUTORES:

    • Heron Jeovalino Biváqua de Moura é Tecnólogo em Processamento de Dados (UEA), e possui Especialização em Aplicações Web (UFSC).

    • José Augusto Vieira possui graduação em Ciência da Computação (UFCG), Pós-Gradução em Governança de TI (SENAC-RJ.

    REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

    Estar dentro do perfil do público-alvo.

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

      • Módulo I: visão geral dos recursos de TI;
      • Módulo II: introdução ao sistema SIGED.

    CERTIFICAÇÃO:

    Receberão certificado os servidores que obtiverem 100% de participação no curso e tiverem respondido a pesquisa de satisfação que ficará disponível na plataforma ao término do curso.


    LER TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

    ATENÇÃO: Ao confirmar a inscrição você declara concordar com os termos acima.

     


    Recursos Essenciais de Excel
    Jayme Salz Odilon
    PRESENCIAL/2022 / ENCERRADO

    Recursos Essenciais de Excel

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    PROGRAMA QUALIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR MUNICIPAL

    ÁREA TEMÁTICA: INFORMÁTICA

    OBJETIVO: 
    Capacitar os servidores municipais para utilizarem e aplicarem as ferramentas do Excel, facilitando a criação, edição e manipulação de planilhas, relatórios e gráficos diversos.

    PÚBLICO-ALVO:
    Servidores municipais que necessitam aperfeiçoar seus conhecimentos no Excel.

    LOCAL DE EXECUÇÃO: 
    Laboratório de Informática da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional – ESPI, na Av. Compensa, 770 - Vila da Prata

    PERÍODO: HORÁRIO:
    17 a 21 e 26 a 28/10/2022           14h às 17h


    CARGA HORÁRIA:
    24 horas

    INSTRUTOR:

    Jayme Salz Odilon, Graduado em Ciências da Computação pelo Instituto ­– CIESA, Pós-Graduado em Tecnologias Educacionais para a Docência em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Possui experiência como professor atuando em cursos voltados a Montagem/Manutenção de Computadores e Instalação de Sistemas Operacionais no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC (2018), como instrutor à nível de capacitação no curso de Excel Básico e Avançado na Escola do Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional - ESPI (2018), como instrutor à nível profissionalizante dos cursos de Informática Básica e Avançada e a nível técnico: Informática aplicada a Redes de Computadores, Protocolo e Serviços de Rede, Fundamentos de Sistemas Operacionais, TCP/IP, Cabeamento Estruturado, Equipamentos e Padrões de Redes Locais, no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – CETAM (2004 até os dias atuais), Distrito de Saúde Norte/Prefeitura Municipal de Manaus - Divisão de Manutenção em Informática (2013 até 2015), SEMSA/Prefeitura Municipal de Manaus - Divisão de Monitoramento de Sistemas (Fev/2013 até Set/2013), SAMU 192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Setor de Informática (Out/2005 até Set/2012), PMI – Prefeitura Municipal de Iranduba – (2002 Até 2007), Instrutor de Informática e administrador de laboratório de informática (cargo efetivo) em projeto piloto de Informática na Educação..  Foi Secretário Executivo na Secretaria de Administração e Gestão (SEAD/Amazonas).

    REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

    Estar dentro do perfil do público-alvo.

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

      • Conceito de Planilhas e células. Limites da planilha; Inserção e nomeação de planilhas; Formatação de células, preenchimento de séries; Inserção de bordas. Visualização de impressão. Fórmulas básicas com operadores matemáticos.
      • Selecionar Intervalos Contínuo e Alternado; Adicionar e Remover Linhas e Colunas; Inserir, Excluir e Renomear Planilhas; Fórmulas matemáticas. Funções Máximo, mínimo, media, maior e menor.
      • Fórmulas explorando porcentagens e Funções Financeiras. Função hoje, cálculo de dias, juros diário e mensal. Gráficos - botões, formatação da área de plotagem e colunas, legenda. Gastos Mensais e Produção. Função: SE simples, com E e Ou.

      • Utilização dos recursos de Referência Absoluta, Relativa e Mista Funções: SOMASE e Cont. Se.
      • Função Procura de valores em tabelas – ProcV, ProcH, Indice e Corresp.
      • Consolidação de Dados e Validação.

    CERTIFICAÇÃO:

    Receberão certificado os servidores que obtiverem 80% de participação no curso e que tenham preenchido o formulário de avaliação de satisfação.


    LER TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

    ATENÇÃO: Ao confirmar a inscrição você declara concordar com os termos acima.

     


    Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Documentos - SIGED
    Emanuel Jesus
    PRESENCIAL/2022 / ENCERRADO

    Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Documentos - SIGED

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    PROGRAMA QUALIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR MUNICIPAL

    ÁREA TEMÁTICA: QUALIDADE E EFICIÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA

    OBJETIVO: 

    Capacitar os servidores participantes, para entender e manusear o Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Documentos- SIGED, visando ampliar a utilização desse sistema, permitindo maior agilidade e eficiência no fluxo de documentos e informações, de forma integrada e transparente, possibilitando melhores resultados para a Gestão Pública Municipal.

    PÚBLICO-ALVO:
    Servidores Públicos Municipais que atuam no Gabinete do Vice-Prefeito de Manaus.

    LOCAL DE EXECUÇÃO: 
    Instalações físicas do Gabinete do Vice-Prefeito. Av. Brasil n° 2.971 - Compensa.

    PERÍODO: HORÁRIO:
    18 a 20/10/2022           08h às 12h


    CARGA HORÁRIA:
    12 horas

    INSTRUTOR:

    Emanuel de Jesus Santos da Silva, com graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade Metropolitana de Manaus (FAMETRO), Especialista em Banco de Dados (FAMETRO), Formação Técnica em Contabilidade, possui experiência docente como professor de Informática Básica no CETAM, atua como Desenvolvedor de Sistemas nas Plataformas Desktop, Web e Móveis, com conhecimento nas linguagens de programação: JAVA, HTML, SQL e Modelagem de sistemas, utilizando UML, e Modelagem dedados (Banco de Dados relacional).

    REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

    Estar dentro do perfil do público-alvo.

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

    • Apresentação do Sistema: Objetivos do sistema; História do sistema; Suporte do sistema.
    • Conceitos Iniciais: Arquivo, documento (e-doc) e processo (eletrônico); Departamento e Unidade Gestora; Diferença entre distribuição, tramitação e expedição.
    • Apresentação da Tela de Login: Mural de Alertas, Notícias e Dicas; Área de login; Bloqueio de usuário por erro de senha; Desativação de usuário; Recuperação de senha.
    • Apresentação da Tela Principal: Brasão da Prefeitura e nome do sistema; Menu lateral; Informações sobre usuário e departamento logado; Quantitativos da tela inicial; Atalhos; Pesquisa rápida; Processos e suas situações; Documentos e suas situações.
    • Criação de documentos: Cadastro de documentos; Inclusão de documento com assinatura digital (login e certificado digital); Definição de assinatura na criação de documentos.
    • Assinatura em documentos: Listagem de documentos com assinatura solicitada; Cancelamento de definição de assinatura;Listagem de documentos pendentes da minha assinatura; Assinatura de documentos.
    • Documentos correntes: Listagem de documentos; Documentos não recebidos; Menu suspenso;Documentos com prazo vencido; Visualização de documentos (metadados).
    • Operações em documentos: Recebimento de documentos (tela de recebimento, menu suspenso e metadados); Visualização de documentos; Inclusão de arquivos em documentos já criados; Definição de assinatura em documentos já criados; Geração de vias; Responder documento; Acompanhar documento; Visualização do acompanhamento do documento na tela principal; Retirar acompanhamento de documento.
    • Distribuição de documentos e processos: Distribuir (menu suspenso, interno ao documento); Visualização na listagem de documentos / processos.
    • Perfil do usuário: Configurações pessoais; Alteração de senha.
    • Tramitação de documentos e processos: Tramitar (menu suspenso, interno ao documento); Cancelamento de tramitação.
    • Expedição de documentos e processos: Expedir para outras unidades gestoras; Expedir para a CMM; Cancelamento de Expedição.
    • Operações em Processos: Cadastro de processo; Transformar documento em processo; Inclusão de novos documentos em processos já cadastrados; Visualização de processo; Listagem de documentos e processos anexados ao processo principal; Listagem das movimentações do processo; Arquivamento.
    • Módulo Arquivos: Listagem de caixas; Criação de caixa virtual; Arquivamento em caixa; Listagem dos protocolos arquivados nas caixas.

    CERTIFICAÇÃO:

    Receberão certificado os servidores que obtiverem 100% de participação no curso e tiverem respondido a pesquisa de satisfação que ficará disponível na plataforma ao término do curso.


    LER TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

    ATENÇÃO: Ao confirmar a inscrição você declara concordar com os termos acima.

     


    PALESTRA: Boas Práticas de Manipulação de Alimentos
    RAMIRO HITOTUZI
    PRESENCIAL/2022 / ENCERRADO

    PALESTRA: Boas Práticas de Manipulação de Alimentos

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    PROGRAMA PROJETOS SOCIOEDUCACIONAIS

    ÁREA TEMÁTICA: CRESCIMENTO ECONÔMICO 

    OBJETIVO: 

    Capacitar e auxiliar os participantes  a aperfeiçoarem o controle sobre requisitos na manipulação dos alimentos, reduzindo assim o risco de doenças associadas ao consumo de alimentos, visando, portanto, a proteção à saúde da população. 

    PÚBLICO-ALVO:
    Permissionários que trabalham com lanche na Praça da Glória.

    LOCAL DE EXECUÇÃO: 
    Galeria dos Remédios, na Rua Miranda Leão, N. 82 – Centro.

    DATA: HORÁRIO:
    28/09/ 2022           14h00 às 17h00


    CARGA HORÁRIA:
    3 horas

    INSTRUTOR:

    Ramiro Hitotuzi Gomes possui Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior, Graduação em Gastronomia Regional, participou como avaliador da Banca Examinadora de trabalho do Curso do Tecnólogo em Gastronomia na Faculdade Metropolitana de Manaus – FAMETRO, Federazione Italiana Sommelier Albergatori Ristoratori, na oficina de “Pizza com plantas Alimentícias Não Convencionais – PANC’s pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, tem diversos Clipping Jornalístico Veículo Regional, ministrou o curso Técnicas de cuidado, manuseio e produção de alimentos na escola pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional – ESPI. 

    REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

    Estar dentro de perfil do público-alvo. 

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

    1. Como produzir um alimento seguro nos serviços de alimentação;  Hábitos proibidos durante a manipulação de alimentos;
    2. Ambientes seguros; A importância da higiene e saúde dos manipuladores de alimentos;
    3. Conceitos e diferenças: Manual de Boas Práticas (MPB) e Procedimento Operacional Padrão (POP).

    CERTIFICAÇÃO:
    Receberão certificado os servidores que obtiverem 100% de participação na palestra.


    LER TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

    ATENÇÃO: Ao confirmar a inscrição você declara concordar com os termos acima.

     


    PALESTRA - Segurança do Trabalho: Desafios e Possibilidades na Gestão Pública Municipal
    Cleves de Souza Bruce
    PRESENCIAL/2022 / ENCERRADO

    PALESTRA - Segurança do Trabalho: Desafios e Possibilidades na Gestão Pública Municipal

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    PROGRAMA QUALIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR MUNICIPAL

    ÁREA TEMÁTICA: SEGURANÇA

    OBJETIVO: 

    Orientar os participantes quanto à necessidade de desenvolver medidas preventivas e corretivas para evitar e reduzir acidentes no ambiente de trabalho, além de apresentar os procedimentos e legislações inerentes à segurança do trabalho, com enfoque em laudos técnicos e adicionais de insalubridade/periculosidade.

    PÚBLICO-ALVO:
    Servidores Municipais da Prefeitura de Manaus.

    LOCAL DE EXECUÇÃO: 

    Auditório da Prefeitura de Manaus - Av. Brasil nº 2.971 – Compensa.

                   DIA             HORÁRIO:
    10/10/2022
    10h às 12h


    CARGA HORÁRIA:
    2 horas

    PALESTRANTE:

    Cleves de Souza Bruce, possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Amazonas. É especialista em Gestão Ambiental e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade de Tecnologia do Amazonas – UTAM. É Engenheiro de Segurança do Trabalho da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, exercendo atualmente o cargo de Presidente da Comissão Permanente de Periculosidade e Insalubridade – CPPI do Município de Manaus. Foi vencedor do Prêmio Nacional INOVASUS 2019, do Ministério da Saúde, com o tema “Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional Aplicada ao Servidor Público da Secretaria de Saúde do Município de Manaus.

    REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

    Estar dentro do perfil do público-alvo. 

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

      • Apresentação da Comissão Permanente de Periculosidade e Insalubridade – CPPI/SEMAD; Adicionais de insalubridade/periculosidade segundo às legislações municipais vigentes.
      • Procedimentos de solicitação do Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho – LTCAT e o Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP.

    CERTIFICAÇÃO:

    Receberão certificado os servidores que obtiverem 100% de participação na palestra e que tenham preenchido a pesquisa de satisfação que ficará disponível na plataforma ao término da palestra.


    LER TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

    ATENÇÃO: Ao confirmar a inscrição você declara concordar com os termos acima.

     


    Cuidador Comunitário - Bairro  da Cachoeirinha
    Marcia de Azevedo Alves
    PRESENCIAL/2022 / ENCERRADO

    Cuidador Comunitário - Bairro da Cachoeirinha

    LEIA OS DADOS ANTES DA INSCRIÇÃO

     

    PROGRAMA PROJETOS SOCIOEDUCACIONAIS

    ÁREA TEMÁTICA: ATENÇÃO AO IDOSO 

    OBJETIVO: 

    • Capacitar a comunidade para o trato com seus idosos, e os cuidados necessários diante das limitações que vão surgindo com o tempo, onde serão apresentadas as recomendações gerais quanto à alimentação, higiene pessoal, medidas de prevenção; 
    • Mostrar aos participantes, as noções de direitos humanos, políticas de apoio ao idoso e as situações de violência e maus tratos.

    PÚBLICO-ALVO:
    Pessoas maiores de 18 anos, moradores no Bairro da Cachoeirinha.

    LOCAL DE EXECUÇÃO: 
    Paróquia Santa Rita de Cássia - Avenida Carvalho Leal, nº 931 – Bairro Cachoeirinha.

    PERÍODO: HORÁRIO:
    27/09 a 18/10/ 2022           14h00 às 17h00


    CARGA HORÁRIA:
    21 horas

    INSTRUTORA:

    Marcia de Azevedo Alves é Graduada em Serviço Social, possui Especialização em Planejamento e Gestão em Politicas Publicas, é Mestre em Serviço Social Sustentabilidade na Amazônia, possui experiência docente nos níveis de graduação e pós-graduação, com atuação na Universidade Aberta da Terceira Idade/FUnATI- UEA; CAPACITASUAS/UEA, Sociedade de Desenvolvimento Cultural do Amazonas/UNINORTE; professora no ensino de Pós-graduação na Faculdade Metropolitana de Manaus/FAMETRO, possui  atuação como assistente social na Assistência Judiciária Gratuita do Tribunal Regional Federal; no Centro de Convivência Estadual do Idoso/CECI na Operacionalização dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios Socioassistenciais do SUAS/SEAS; no Acolhimento Institucional do Abrigo Moacyr Alves; Serviço Social na Secretaria Estadual de Assistência Sociale Cidadania/SEAS; Gerente do Serviço de Proteção Social Básica no Domicilio para Pessoa com Deficiência e Idosa/SEMMASDH. 

    REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

    Estar dentro do perfil do público-alvo. 

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

    1. Conceito de idoso;
    2. O Cuidador de idosos e os aspectos biopsicossociais do envelhecimento;
    3. Noções básicas de cuidados de higiene pessoais e os aspectos de alimentação voltados aos cuidados com o idoso;
    4. Direitos humanos e cidadania;
    5. Os aspectos de alimentação saudável voltados aos cuidados com o idoso;
    6. Mudanças psicossociais e espirituais no envelhecimento;
    7. Cuidados com a saúde física e mental do idoso no período pós-pandêmico.

    CERTIFICAÇÃO:
    Receberão certificado os servidores que obtiverem 80% de participação no curso.

    LER TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

    ATENÇÃO: Ao confirmar a inscrição você declara concordar com os termos acima.

     


    PALESTRA: Boas Práticas de Manipulação de Alimentos
    RAMIRO HITOTUZI
    PRESENCIAL/2022 / ENCERRADO

    PALESTRA: Boas Práticas de Manipulação de Alimentos

    LEIA OS DADOS ANTES DA INSCRIÇÃO

     

    PROGRAMA PROJETOS SOCIOEDUCACIONAIS

    ÁREA TEMÁTICA: CRESCIMENTO ECONÔMICO 

    OBJETIVO: 

    Capacitar e auxiliar os participantes  a aperfeiçoarem o controle sobre requisitos na manipulação dos alimentos, reduzindo assim o risco de doenças associadas ao consumo de alimentos, visando, portanto, a proteção à saúde da população. 

    PÚBLICO-ALVO:
    Profissionais que trabalham com alimentação em mercados e feiras.

    LOCAL DE EXECUÇÃO: 
    Galeria dos Remédios, na Rua Miranda Leão, N. 82 – Centro.

    DATA: HORÁRIO:
    20/09/ 2022           14h00 às 17h00


    CARGA HORÁRIA:
    3 horas

    INSTRUTOR:

    Ramiro Hitotuzi Gomes possui Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior, Graduação em Gastronomia Regional, participou como avaliador da Banca Examinadora de trabalho do Curso do Tecnólogo em Gastronomia na Faculdade Metropolitana de Manaus – FAMETRO, Federazione Italiana Sommelier Albergatori Ristoratori, na oficina de “Pizza com plantas Alimentícias Não Convencionais – PANC’s pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, tem diversos Clipping Jornalístico Veículo Regional, ministrou o curso Técnicas de cuidado, manuseio e produção de alimentos na escola pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional – ESPI. 

    REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

    Estar dentro de perfil do público-alvo. 

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

    1. Como produzir um alimento seguro nos serviços de alimentação;  Hábitos proibidos durante a manipulação de alimentos;
    2. Ambientes seguros; A importância da higiene e saúde dos manipuladores de alimentos;
    3. Conceitos e diferenças: Manual de Boas Práticas (MPB) e Procedimento Operacional Padrão (POP).

    CERTIFICAÇÃO:
    Receberão certificado os servidores que obtiverem 100% de participação na palestra.


    LER TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

    ATENÇÃO: Ao confirmar a inscrição você declara concordar com os termos acima.

     


    PALESTRA: Assédio Sexual e Moral no Trabalho (TURMA 05)
    Jaqueline Montenegro Cruz
    PRESENCIAL/2022 / ENCERRADO

    PALESTRA: Assédio Sexual e Moral no Trabalho (TURMA 05)

    LEIA OS DADOS ANTES DA INSCRIÇÃO

     

    PROGRAMA QUALIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR MUNICIPAL

    ÁREA TEMÁTICA: JURÍDICA

    OBJETIVO: 

    Possibilitar uma reflexão acerca das questões que envolvem o assédio sexual e moral no local de trabalho, no que tange a legislação, consequências, construção de medidas preventivas, penalidades cabíveis, visando estabelecer uma cultura de paz, para um ambiente de trabalho saudável e harmonioso.

    PÚBLICO-ALVO:
    Servidores Públicos Municipais que atuam na Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação – SEMEF.

    LOCAL DE EXECUÇÃO: 

    - No dia 22/09 no Auditório da Prefeitura de Manaus - Av. Brasil n° 2.971 – Compensa;

    - Nos dias 21, 23 a 27/09 no Auditório da SUBREC - Av. Japurá, 488 – Centro.

                   DIA/TURMA:                   HORÁRIO:
    21/09/2022 - Turma 01
    22/09/2022 - Turma 02
    23/09/2022 - Turma 03
    26/09/2022 - Turma 04
    27/09/2022 - Turma 05
    8h30 às 11h30






    CARGA HORÁRIA:
    3 horas

    PALESTRANTE:

    Jaqueline Montenegro da Cruz, graduada em Direito, pela Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM), Especialização em Ciências Jurídicas e Direito do Trabalho, Especialização em Direito Tributário, pela Universidade Anhanguera (UNIDERP), Mestrado profissional em Ciências Ambientais – Universidade Federal do Pará (UFPA), possui experiência docente como Professora Universitária, no Ensino de Graduação e Pós-Graduação, nas instituições Centro Universitário do Norte (UNINORTE), Faculdade Metropolitana de Manaus (FAMETRO), Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM), Centro Educacional Literatus (CEL), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), atua como profissional liberal como advogada.

    REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

    Estar dentro do perfil do público-alvo. 

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

      • Definição – O que é Assédio Moral e Assédio Sexual?. O Assédio na Administração Pública. As formas de Assédio Moral.  As Características do Assédio Moral. A proteção legal. As consequências do Assédio Moral.
      • Meios de Combate e prevenção do Assédio. Quais as formas de Assédio Sexual. Requisitos para a sua configuração. Consequências do assédio sexual no âmbito administrativo. Como provar o assédio sexual. O Assédio Sexual como crime.
      • Como combater o Assédio Sexual. Como denunciar o Assédio – Canal de denúncia. Quais as consequências para o assediador? Responsabilidade da Administração Pública.

    CERTIFICAÇÃO:

    Receberão certificado os servidores que obtiverem 100% de participação na palestra e que tenham preenchido a pesquisa de satisfação que ficará disponível na plataforma ao término da palestra.


    LER TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

    ATENÇÃO: Ao confirmar a inscrição você declara concordar com os termos acima.

     


    PALESTRA: Assédio Sexual e Moral no Trabalho (TURMA 04)
    Jaqueline Montenegro Cruz
    PRESENCIAL/2022 / ENCERRADO

    PALESTRA: Assédio Sexual e Moral no Trabalho (TURMA 04)

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    PROGRAMA QUALIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR MUNICIPAL

    ÁREA TEMÁTICA: JURÍDICA

    OBJETIVO: 

    Possibilitar uma reflexão acerca das questões que envolvem o assédio sexual e moral no local de trabalho, no que tange a legislação, consequências, construção de medidas preventivas, penalidades cabíveis, visando estabelecer uma cultura de paz, para um ambiente de trabalho saudável e harmonioso.

    PÚBLICO-ALVO:
    Servidores Públicos Municipais que atuam na Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação – SEMEF.

    LOCAL DE EXECUÇÃO: 

    - No dia 22/09 no Auditório da Prefeitura de Manaus - Av. Brasil n° 2.971 – Compensa;

    - Nos dias 21, 23 a 27/09 no Auditório da SUBREC - Av. Japurá, 488 – Centro.

                   DIA/TURMA:                   HORÁRIO:
    21/09/2022 - Turma 01
    22/09/2022 - Turma 02
    23/09/2022 - Turma 03
    26/09/2022 - Turma 04
    27/09/2022 - Turma 05
    8h30 às 11h30






    CARGA HORÁRIA:
    3 horas

    PALESTRANTE:

    Jaqueline Montenegro da Cruz, graduada em Direito, pela Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM), Especialização em Ciências Jurídicas e Direito do Trabalho, Especialização em Direito Tributário, pela Universidade Anhanguera (UNIDERP), Mestrado profissional em Ciências Ambientais – Universidade Federal do Pará (UFPA), possui experiência docente como Professora Universitária, no Ensino de Graduação e Pós-Graduação, nas instituições Centro Universitário do Norte (UNINORTE), Faculdade Metropolitana de Manaus (FAMETRO), Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM), Centro Educacional Literatus (CEL), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), atua como profissional liberal como advogada.

    REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

    Estar dentro do perfil do público-alvo. 

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

      • Definição – O que é Assédio Moral e Assédio Sexual?. O Assédio na Administração Pública. As formas de Assédio Moral.  As Características do Assédio Moral. A proteção legal. As consequências do Assédio Moral.
      • Meios de Combate e prevenção do Assédio. Quais as formas de Assédio Sexual. Requisitos para a sua configuração. Consequências do assédio sexual no âmbito administrativo. Como provar o assédio sexual. O Assédio Sexual como crime.
      • Como combater o Assédio Sexual. Como denunciar o Assédio – Canal de denúncia. Quais as consequências para o assediador? Responsabilidade da Administração Pública.

    CERTIFICAÇÃO:

    Receberão certificado os servidores que obtiverem 100% de participação na palestra e que tenham preenchido a pesquisa de satisfação que ficará disponível na plataforma ao término da palestra.


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    PALESTRA: Assédio Sexual e Moral no Trabalho (TURMA 03)
    Jaqueline Montenegro Cruz
    PRESENCIAL/2022 / ENCERRADO

    PALESTRA: Assédio Sexual e Moral no Trabalho (TURMA 03)

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    PROGRAMA QUALIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR MUNICIPAL

    ÁREA TEMÁTICA: JURÍDICA

    OBJETIVO: 

    Possibilitar uma reflexão acerca das questões que envolvem o assédio sexual e moral no local de trabalho, no que tange a legislação, consequências, construção de medidas preventivas, penalidades cabíveis, visando estabelecer uma cultura de paz, para um ambiente de trabalho saudável e harmonioso.

    PÚBLICO-ALVO:
    Servidores Públicos Municipais que atuam na Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação – SEMEF.

    LOCAL DE EXECUÇÃO: 

    - No dia 22/09 no Auditório da Prefeitura de Manaus - Av. Brasil n° 2.971 – Compensa;

    - Nos dias 21, 23 a 27/09 no Auditório da SUBREC - Av. Japurá, 488 – Centro.

                   DIA/TURMA:                   HORÁRIO:
    21/09/2022 - Turma 01
    22/09/2022 - Turma 02
    23/09/2022 - Turma 03
    26/09/2022 - Turma 04
    27/09/2022 - Turma 05
    8h30 às 11h30






    CARGA HORÁRIA:
    3 horas

    PALESTRANTE:

    Jaqueline Montenegro da Cruz, graduada em Direito, pela Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM), Especialização em Ciências Jurídicas e Direito do Trabalho, Especialização em Direito Tributário, pela Universidade Anhanguera (UNIDERP), Mestrado profissional em Ciências Ambientais – Universidade Federal do Pará (UFPA), possui experiência docente como Professora Universitária, no Ensino de Graduação e Pós-Graduação, nas instituições Centro Universitário do Norte (UNINORTE), Faculdade Metropolitana de Manaus (FAMETRO), Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM), Centro Educacional Literatus (CEL), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), atua como profissional liberal como advogada.

    REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

    Estar dentro do perfil do público-alvo. 

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

      • Definição – O que é Assédio Moral e Assédio Sexual?. O Assédio na Administração Pública. As formas de Assédio Moral.  As Características do Assédio Moral. A proteção legal. As consequências do Assédio Moral.
      • Meios de Combate e prevenção do Assédio. Quais as formas de Assédio Sexual. Requisitos para a sua configuração. Consequências do assédio sexual no âmbito administrativo. Como provar o assédio sexual. O Assédio Sexual como crime.
      • Como combater o Assédio Sexual. Como denunciar o Assédio – Canal de denúncia. Quais as consequências para o assediador? Responsabilidade da Administração Pública.

    CERTIFICAÇÃO:

    Receberão certificado os servidores que obtiverem 100% de participação na palestra e que tenham preenchido a pesquisa de satisfação que ficará disponível na plataforma ao término da palestra.


    LER TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

    ATENÇÃO: Ao confirmar a inscrição você declara concordar com os termos acima.

     


    PALESTRA: Assédio Sexual e Moral no Trabalho (TURMA 02)
    Jaqueline Montenegro Cruz
    PRESENCIAL/2022 / ENCERRADO

    PALESTRA: Assédio Sexual e Moral no Trabalho (TURMA 02)

    LEIA OS DADOS ANTES DA INSCRIÇÃO

     

    PROGRAMA QUALIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR MUNICIPAL

    ÁREA TEMÁTICA: JURÍDICA

    OBJETIVO: 

    Possibilitar uma reflexão acerca das questões que envolvem o assédio sexual e moral no local de trabalho, no que tange a legislação, consequências, construção de medidas preventivas, penalidades cabíveis, visando estabelecer uma cultura de paz, para um ambiente de trabalho saudável e harmonioso.

    PÚBLICO-ALVO:
    Servidores Públicos Municipais que atuam na Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação – SEMEF.

    LOCAL DE EXECUÇÃO: 

    - No dia 22/09 no Auditório da Prefeitura de Manaus - Av. Brasil n° 2.971 – Compensa;

    - Nos dias 21, 23 a 27/09 no Auditório da SUBREC - Av. Japurá, 488 – Centro.

                   DIA/TURMA:                   HORÁRIO:
    21/09/2022 - Turma 01
    22/09/2022 - Turma 02
    23/09/2022 - Turma 03
    26/09/2022 - Turma 04
    27/09/2022 - Turma 05
    8h30 às 11h30






    CARGA HORÁRIA:
    3 horas

    PALESTRANTE:

    Jaqueline Montenegro da Cruz, graduada em Direito, pela Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM), Especialização em Ciências Jurídicas e Direito do Trabalho, Especialização em Direito Tributário, pela Universidade Anhanguera (UNIDERP), Mestrado profissional em Ciências Ambientais – Universidade Federal do Pará (UFPA), possui experiência docente como Professora Universitária, no Ensino de Graduação e Pós-Graduação, nas instituições Centro Universitário do Norte (UNINORTE), Faculdade Metropolitana de Manaus (FAMETRO), Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM), Centro Educacional Literatus (CEL), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), atua como profissional liberal como advogada.

    REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

    Estar dentro do perfil do público-alvo. 

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

      • Definição – O que é Assédio Moral e Assédio Sexual?. O Assédio na Administração Pública. As formas de Assédio Moral.  As Características do Assédio Moral. A proteção legal. As consequências do Assédio Moral.
      • Meios de Combate e prevenção do Assédio. Quais as formas de Assédio Sexual. Requisitos para a sua configuração. Consequências do assédio sexual no âmbito administrativo. Como provar o assédio sexual. O Assédio Sexual como crime.
      • Como combater o Assédio Sexual. Como denunciar o Assédio – Canal de denúncia. Quais as consequências para o assediador? Responsabilidade da Administração Pública.

    CERTIFICAÇÃO:

    Receberão certificado os servidores que obtiverem 100% de participação na palestra e que tenham preenchido a pesquisa de satisfação que ficará disponível na plataforma ao término da palestra.


    LER TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

    ATENÇÃO: Ao confirmar a inscrição você declara concordar com os termos acima.

     


    Inclusão Digital para a Terceira Idade
    Daniela Souza dos Anjos
    PRESENCIAL/2022 / ENCERRADO

    Inclusão Digital para a Terceira Idade

    LEIA OS DADOS ANTES DA INSCRIÇÃO

     

    PROGRAMA PROJETOS SOCIOEDUCACIONAIS

    ÁREA TEMÁTICA: QUALIDADE DE VIDA NA APOSENTADORIA

    OBJETIVO: 

    Proporcionar ao idoso o acesso de informações do universo On-Line e o desenvolvimento de novas habilidades necessárias para inclusão a sociedade digital.

    PÚBLICO-ALVO:
    Servidores aposentados e pensionistas da Prefeitura de Manaus.

    LOCAL DE EXECUÇÃO: 
    Manaus Previdência, endereço: Av. Constantino Nery, 2480 - Chapada.

    PERÍODO: HORÁRIO:
    20/09 a 27/10/2022 
    (terças e quintas)         
    8h30 às 10h


    CARGA HORÁRIA:
    18 horas

    INSTRUTORA:

    Daniela Souza dos Anjos possui formação de Técnico em Informática pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), Bacharel em Administração pelo Instituto Esperança de Ensino Superior. É Pós-graduada em Gestão de Pessoas por Competência pela Uninorte e Especialista em Lato Sensu em Informática na Educação pelo Instituto Superior de Educação Ateneu (ISEAT). Atuou como instrutora de informática básica e avançada pelo Cetam e pela ESPI, como monitora e instrutora nos cursos de informática básica na Fundação Bradesco, participou do Projeto Comunidade Digital e trabalhou como prestadora de serviços pela Seven Consultoria e Projetos, por meio da Subsecretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (SUBHAF). 

    REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

    Estar dentro de perfil do público-alvo. 

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

    1. O Impacto das novas tecnologias na vida da pessoa idosa.
    2. Conceito de Informática; Introdução ao computador: Como manusear; Conhecendo os Programas.
    3. Uso de recursos do Smartphone.
    4. Definição de software e hardware.
    5. Aplicativos de comunicação: Google Meet, Whatsapp, Telegram, Facebook e Instagram.
    6. Aplicativos de Entretenimento: Google Search, Google Play, YouTube, Spotify, Jogos.
    7. Aplicativos de Serviços: iFood, Uber, Uber Eats.
    8. Proteção/cuidados com a internet.

    CERTIFICAÇÃO:
    Receberão certificado os servidores que obtiverem 80% de participação no curso.

    LER TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

    ATENÇÃO: Ao confirmar a inscrição você declara concordar com os termos acima.

     


    Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Documentos - SIGED
    ROBSON JERONIMO DOS SANTOS
    PRESENCIAL/2022 / ENCERRADO

    Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Documentos - SIGED

    LEIA OS DADOS ANTES DA INSCRIÇÃO

     

    PROGRAMA QUALIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR MUNICIPAL

    ÁREA TEMÁTICA: QUALIDADE E EFICIÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA

    OBJETIVO: 

    Capacitar os servidores participantes, para entender e manusear o Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Documentos- SIGED, visando ampliar a utilização desse sistema, permitindo maior agilidade e eficiência no fluxo de documentos e informações, de forma integrada e transparente, possibilitando melhores resultados para a Gestão Pública Municipal.

    PÚBLICO-ALVO:
    Servidores Públicos Municipais que tenham interesse em conhecer e utilizar o SIGED.

    LOCAL DE EXECUÇÃO: 
    Laboratório de Informática da ESPI, endereço: Av. Compensa, 770 - Vila da Prata.

    PERÍODO: HORÁRIO:
    27 a 29/09/2022           13h às 17h


    CARGA HORÁRIA:
    12 horas

    INSTRUTOR:

    Robson Jerônimo dos Santos é Bacharel em Administração de Empresas pela Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM), atua como Supervisor Pleno na Empresa IKHON Tecnologia. Atividade exercida: Especialista no Sistema PROTON-SIGED/CAMARA DIGITAL/ALEAM DIGITAL - elaboração de planilhas para upload de documentos digitalizados ao sistema PROTON-SIGED, execução de testes no sistema PROTON-SIGED, configuração completa do sistema PROTON-SIGED – (inserção e remoção de usuários, inserção e remoção de arquivos digitais, criação de documentos e processos, movimentação de documentos e processos, etc.), ministração de treinamentos para novos e antigos usuários do sistema PROTONSIGED. 

    REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

    Estar dentro do perfil do público-alvo. Contato para informações: (92)99432-8287 Falar com a Sra Priscila Andrade.

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

      • Apresentação do Sistema: Objetivos da implementação e utilização do SIGED.
      • Apresentação da tela de login e suas funcionalidades: Área de visualização de alertas, dicas e novidades; Área de login.
      • Apresentação da tela inicial do SIGED: Menu lateral e seus itens mais importantes; Informações de login do usuário; Configurações pessoais; Atalhos, pesquisa rápida, processos e suas situações; Documentos e suas situações, acompanhamentos.
      • Cadastro de documentos: Preenchimento do formulário de cadastro de documento; Geração e inclusão de arquivo digital; Alterações nos documentos já cadastrados; Assinatura de arquivos digitais; Solicitação de assinatura de outros usuários; Prática de cadastro de documentos; Tipos de movimentação documental (distribuição e tramitação).
      • Cadastro de Processos: Formalização de processo a partir de um documento; Inclusão de novos documentos em processos já cadastrados; Alteração de processos cadastrados; Visualização de processos; Movimentação de processos (distribuição, tramitação e expedição).
      • Módulo Arquivos: Criar caixa virtual; Arquivar processos.

    CERTIFICAÇÃO:

    Receberão certificado os servidores que obtiverem 100% de participação no curso e tiverem respondido a pesquisa de satisfação que ficará disponível na plataforma ao término do curso.


    LER TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

    ATENÇÃO: Ao confirmar a inscrição você declara concordar com os termos acima.

     


    ISO 9001 Descomplicada para Gestores Públicos
    EDCLEIA SILV A DE OLIVEIRA NOGUEIRA
    PRESENCIAL/2022 / ENCERRADO

    ISO 9001 Descomplicada para Gestores Públicos

    LEIA OS DADOS ANTES DA INSCRIÇÃO

     

    PROGRAMA QUALIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR MUNICIPAL

    ÁREA TEMÁTICA: PLANEJAMENTO NA GESTÃO PUBLICA

    OBJETIVO: 

    Aprimorar o conhecimento técnico do Sistema de Gestão ISO 9001, numa abordagem descomplicada, diante da quantidade de requisitos que envolvem esse sistema, de forma que os gestores da autarquia compreendam a parte estratégica da norma, possibilitando aos participantes, uma visão estratégica da gestão pública.

    PÚBLICO-ALVO:
    Servidores Municipais que atuam como gestores públicos da Manausprev.

    LOCAL DE EXECUÇÃO: 
    Nas instalações da Manaus Previdência – Av. Constantino Nery, No. 2480 – Chapada.

    PERÍODO: HORÁRIO:
    26 a 27/09/2022           13h às 17h


    CARGA HORÁRIA:
    8 horas

    INSTRUTORA:

    Edcleia Silva de Oliveira Nogueira, graduada em Ciências Econômicas (Universidade Nilton Lins), possui MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos, Metodologia do Ensino Superior, Marketing, Gestão em EAD, com experiência docente no Ensino Superior: Universidade Paulista (UNIP), Centro Universitário do Norte (UNINORTE), Faculdade Estácio do Amazonas, Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), Sociedade Educacional Leonardo da Vinci (UNIASSELVI), Instrutora no Instituto Euvaldo Lodi - AM, UVT- universidade de tecnologia do Varejo, Fundação Bradesco, Fundação Rede Amazônica, ADCAM, ESPI, SENAC, SENAI, Literatus. Presidente do ICDT da Amazônia, Palestrante, professora Rio 2016. Diretora da empresa ESO Consultoria e Treinamento.

    REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

    Estar dentro do perfil do público-alvo. 

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

      • Origem e Evolução da auditoria: Origem e Evolução da auditoria interna; Auditoria Interna (conceitos); Objetivo da auditoria; Elementos da auditoria.

      • Auditoria e função: Tipos de Auditoria Interna; Importância da Auditoria; Funções da Auditoria Interna: Alinhadas ao Planejamento Estratégico; Processos, atividades e documentos auditados.

      • Controle Interno: Origem e Evolução; Importância dos Controles Internos; Objetivos do Controle Interno; Novos Modelos dos  Controles Internos.

      • Comunicações de Auditoria: Comunicações de Auditoria; Tipos de Comunicações e sua Aplicação; Requisitos e Atributos Gerais das Comunicações.

      • Gestão de Risco: Gestão de Riscos; Tipologia dos Riscos; Importância da Auditoria nos processos de Gestão de Riscos; Avaliação de Riscos; Ambiente Interno (fatores críticos); Classificação dos Riscos (Impacto alto, médio ou baixo); Ferramentas de gestão.

      • Risco na auditoria: Auditoria de Fraudes; Gerenciamento e Investigação de fraude interna; Meios de prevenção; A Tríade da Fraude.

    CERTIFICAÇÃO:

    Receberão certificado os servidores que obtiverem 100% de participação no curso e que tenham preenchido o formulário de avaliação de satisfação.

    LER TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

    ATENÇÃO: Ao confirmar a inscrição você declara concordar com os termos acima.

     


    Básico de Defesa Civil
    Ariomar de Freitas NobreGisely Pereira de SouzaCRISTIANO RAIMUNDO BARBOSA LIRAAndré Santos de Souza
    PRESENCIAL/2022 / ENCERRADO

    Básico de Defesa Civil

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    PROGRAMA QUALIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR MUNICIPAL

    ÁREA TEMÁTICA: SEGURANÇA

    OBJETIVO: 

    Compreender a atuação articulada entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com participação da sociedade, para redução de desastres e apoio às comunidades atingidas.

    PÚBLICO-ALVO:
    Servidores Municipais da Defesa Civil de Manaus e das Defesas Civis da Região Metropolitana de Manaus, além de lideranças comunitárias.

    LOCAL DE EXECUÇÃO: 
    Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional – ESPI. Av. Compensa n° 770, Vila da Prata.

    PERÍODO: HORÁRIO:
    26 a 30/09/2022           13h às 17h


    CARGA HORÁRIA:
    20 horas

    INSTRUTORES:

    • André Santos de Souza, Graduado em Tecnologia em Marketing pelo Centro Universitário Nilton Lins, MBA em Planejamento e Orçamento Governamental -  Universidade Estadual do Amazonas – UEA, pós-graduado “Lato Sensu” em Proteção e Defesa Civil, Faculdade UNINA. Atualmente integra o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas, onde atua como Tenente Bombeiro Militar.
    • Ariomar de Freitas Nobre, Graduado em Licenciatura em Geografia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. Atualmente desenvolve atividades internas e externas do serviço de Proteção e Defesa Civil de Manaus, onde atua na Elaboração de Laudos Técnicos, Informação Técnicas e Relatórios das áreas em riscos, perigos e vulneráveis, identificando o Grau de Riscos R1, R2, R3 e R4, vistorias técnicas em imóveis, identificando a necessidade de demolições, recuperação, prevenção ou desapropriação.
    • Gisely Pereira de Souza Ventura, Graduada em Direito pelo Centro Universitário Luterano de Manaus, pós-graduada em Ensino à Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, pós-graduada em Gestão da Segurança na Sociedade Democrática pelo Centro Universitário Luterano de Manaus. Atualmente é funcionária pública integrante do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, onde atua como Gerente do Monitoramento do Hidrológico da Defesa Civil do Estado do Amazonas.
    • Cristiano Raimundo Barbosa Lira, Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia. Atualmente é Assistente Técnico Administrativo na Defesa Civil de Manaus, onde atua na Elaboração de Laudos Técnicos, Informação Técnicas e Relatórios das áreas em riscos, perigos e vulneráveis, identificando o Grau de Riscos R1, R2, R3 e R4, vistorias técnicas em imóveis, identificando a necessidade de demolições, recuperação, prevenção ou desapropriação.

    REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

    Estar dentro do perfil do público-alvo. 

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

      • Unidade 1 - Atribuição Constitucional do Agente de Defesa Civil na execução de atividades de Defesa Civil: Artigo 144 da Constituição Federal; Artigo 116 da Constituição Estadual – Legislação Municipal relacionada ao tema; Finalidade do CBMAM constante na lei delegada nº 89, de 18 de maio de 2.007; Atribuição do Subcomando de Ações de Defesa Civil; Sistema Estadual de Defesa Civil no Amazonas.
      • Unidade 2 - Introdução à Política Nacional: História da Proteção e Defesa Civil no Mundo e no Brasil; Marco de Sendai; Definições e Conceitos: Desastre,  emergência, Proteção e Defesa Civil; Definição de Situação de Emergência e Estado e Estado de Calamidade Pública, Ameaça, Vulnerabilidade, Risco; Órgãos que compõe o sistema; Atribuições dos órgãos do sistema.
      • Unidade 3 - Fases das Ações de Proteção e Defesa Civil: Prevenção; Preparação; Mitigação; Resposta; Recuperação.

      • Unidade 4 - Declaração de Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública: Procedimentos e critérios para o reconhecimento federal e para declaração de situação de emergência ou estado de calamidade pública conforme a Instrução Normativa nº 36, de 4 de dezembro de 2020; Sistema Integrado de Informação sobre Desastre – S21D; Formulário de Informações de Desastre – FIDE; Código Brasileiro de Desastre.
      • Unidade 5 - Resposta aos Desastres: Introdução ao Planejamento Tático; Introdução às Ações de Resposta aos Desastres; Ações de Combate aos Sinistros; Ações de Socorro; Assistência às Populações Afetadas; Atividades de Reabilitação dos Cenários.

    CERTIFICAÇÃO:

    Receberão certificado os servidores que obtiverem 80% de participação no curso e tiverem respondido a pesquisa de satisfação que ficará disponível na plataforma ao término do curso.


    LER TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

    ATENÇÃO: Ao confirmar a inscrição você declara concordar com os termos acima.

     


    PALESTRA: Assédio Sexual e Moral no Trabalho (TURMA 01)
    Jaqueline Montenegro Cruz
    PRESENCIAL/2022 / ENCERRADO

    PALESTRA: Assédio Sexual e Moral no Trabalho (TURMA 01)

    LEIA OS DADOS ANTES DA INSCRIÇÃO

     

    PROGRAMA QUALIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR MUNICIPAL

    ÁREA TEMÁTICA: JURÍDICA

    OBJETIVO: 

    Possibilitar uma reflexão acerca das questões que envolvem o assédio sexual e moral no local de trabalho, no que tange a legislação, consequências, construção de medidas preventivas, penalidades cabíveis, visando estabelecer uma cultura de paz, para um ambiente de trabalho saudável e harmonioso.

    PÚBLICO-ALVO:
    Servidores Públicos Municipais que atuam na Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação – SEMEF.

    LOCAL DE EXECUÇÃO: 

    - No dia 22/09 no Auditório da Prefeitura de Manaus - Av. Brasil n° 2.971 – Compensa;

    - Nos dias 21, 23 a 27/09 no Auditório da SUBREC - Av. Japurá, 488 – Centro.

                   DIA/TURMA:                   HORÁRIO:
    21/09/2022 - Turma 01
    22/09/2022 - Turma 02
    23/09/2022 - Turma 03
    26/09/2022 - Turma 04
    27/09/2022 - Turma 05
    8h30 às 11h30






    CARGA HORÁRIA:
    3 horas

    PALESTRANTE:

    Jaqueline Montenegro da Cruz, graduada em Direito, pela Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM), Especialização em Ciências Jurídicas e Direito do Trabalho, Especialização em Direito Tributário, pela Universidade Anhanguera (UNIDERP), Mestrado profissional em Ciências Ambientais – Universidade Federal do Pará (UFPA), possui experiência docente como Professora Universitária, no Ensino de Graduação e Pós-Graduação, nas instituições Centro Universitário do Norte (UNINORTE), Faculdade Metropolitana de Manaus (FAMETRO), Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM), Centro Educacional Literatus (CEL), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), atua como profissional liberal como advogada.

    REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

    Estar dentro do perfil do público-alvo. 

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

      • Definição – O que é Assédio Moral e Assédio Sexual?. O Assédio na Administração Pública. As formas de Assédio Moral.  As Características do Assédio Moral. A proteção legal. As consequências do Assédio Moral.
      • Meios de Combate e prevenção do Assédio. Quais as formas de Assédio Sexual. Requisitos para a sua configuração. Consequências do assédio sexual no âmbito administrativo. Como provar o assédio sexual. O Assédio Sexual como crime.
      • Como combater o Assédio Sexual. Como denunciar o Assédio – Canal de denúncia. Quais as consequências para o assediador? Responsabilidade da Administração Pública.

    CERTIFICAÇÃO:

    Receberão certificado os servidores que obtiverem 100% de participação na palestra e que tenham preenchido a pesquisa de satisfação que ficará disponível na plataforma ao término da palestra.


    LER TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

    ATENÇÃO: Ao confirmar a inscrição você declara concordar com os termos acima.

     


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